Skip Navigation Links




A.'.R.'.L.'.S.'. DELTA DO NORTE, ESSA É TUA HISTÓRIA !!!

 
 
          Em meados do ano de 1999, o Poderoso Ir Ib Silva, Grão-Mestre Adjunto do GOESC, teve a informação de que alguns maçons haviam se associado e assumido a Diretoria do Canasvieiras Country Clube.
 
          Um Templo havia sido construído em um terreno do Clube, que serviria para os trabalhos de Lojas das Potências e Obediências de Santa Catarina, jurisdicionadas ao Grande Oriente do Brasil (GOESC), Grande Loja de Santa Catarina (GLSC) e, Grande Oriente de Santa Catarina (GOSC).
 
          De imediato, o Poderoso Ir Ib Silva conversou com o Grão-Mestre, Eminente Ir Walmor Backes e, com o ex-Grão-Mestre, Antônio Gouveia Medeiros, elaborando uma relação de Irmãos que residiam no Norte da Ilha e, por telefone, convidou-os para uma reunião nas dependências do novo Templo.
 
          Fizeram uma rápida reunião informal no interior do Templo, junto às Colunas B.'. e J.'. com a finalidade fundar uma Loja e, diante dessa proposição,  no dia 03 de novembro de 1999, foi fundada uma Loja do Rito Escocês Antigo e Aceito, escolhendo como dia de trabalho, às quartas-feiras.
 
          Dentre os nomes sugeridos, foi acatada a proposta do Irmão Mauro Pacheco Pereira, intitulando-a DELTA DO NORTE, em razão de situar-se no Norte da Ilha de Santa Catarina, cujo contorno geográfico assemelha-se a um triângulo.
 
          No estandarte, foi desenhado um delta estilizado na forma das paredes da Loja que, até a metade de sua altura, foram construídas com pedras assentadas sem reboco, aproveitando um depósito de material ali existente.
 
          A primeira Administração da Loja (Provisória) foi assim composta:
 
Antônio Alfredo Cardoso.......Ven\
João Carlos Nunes da Silva..1º Vig\
João Batista Ramos Ribas....2º Vig\
Florindo Testoni Filho............Or\
Orlando da Costa...................Sec\
Willian Oldemburgo...............Tes\
Waldir Holler...........................Chanc\
 
 
          Em meados de 2003, com a intenção de fundar uma Loja de outro Rito, vários irmãos se uniram e resolveram fundar uma Loja do Rito Schroeder, nascendo assim em 03/10/2003, a ARLS Delta de Ingleses nº 3535, tendo como primeiro Venerável o Ir Willian Oldemburgo.
 
          Importante salientar que o surgimento da Loja, partiu de conversas sadias e harmônicas, com a finalidade de congregar os irmãos com residência fixa no Norte da Ilha, pois a Loja Delta do Norte possuía em seu quadro muitos irmãos residentes em outras localidades.
 
          No ano de 2005, após a reassunção do Ir Romeu Falconi na Venerabilidade, ocorreu uma cisão, onde vários irmãos deixaram a Oficina e fundaram em 06/08/2005, a ARLS Delta Brasileiro nº 3691, sob a justificativa de fundar uma Loja do Rito Brasileiro e aumentar a quantidade de "Lojas Delta", tendo como primeiro Venerável o Ir Rodrigo Oliveira.
 
          No dia 05/11/2008, durante a iniciação dos Irmãos Daniel Remor Baschiroto e Leandro Ribeiro Maciel, sob a Venerabilidade do Ir Paulo Henrique Delfino Cunha, ocorreu uma forte chuva, ocasionando um alagamento no Templo, que era situado na rua Ernani Castro dos Santos, 33, Canasvieiras, o que fez com que os irmãos Charles Fabiano Machado e Jader Lisboa, se empenhassem  em localizar um Templo mais adequado e bem localizado, para os irmãos terem um maior conforto durante os trabalhos.
 
          Após ter sido encontrado um local com essas características, mãos a obra, mudança urgente e, já na Sessão seguinte, em 19/11/2008, a Loja tinha um novo canteiro para seus trabalhos, localizado na rua Joe Collaço, 64, Córrego Grande, Florianópolis/SC, onde trabalha até hoje.
 
          Em 03/11/2009, a Loja completou 10 anos de fundação, sendo essa data comemorada em Sessão Magna no dia seguinte, 04/11/2009, sob a venerabilidade do Ir Charles Fabiano Machado.
 
          Nessa Sessão histórica, foram homenageados todos os ex-veneráveis da Loja, que pela primeira vez estavam juntos, Antônio Alfredo Cardoso, João Carlos Nunes da Silva, Rodrigo Oliveira, Romeu Falconi, Nivaldo Pedreira Niehues, Roberto Luiz Corrêa e Paulo Henrique Delfino Cunha.
 
          Nessa Sessão, continuando com as homenagens, foram agraciados com diplomas todos os irmãos fundadores da Loja, o Grão Mestre Estadual, Eminente Ir Ib Silva, também fundador da Loja, Poderoso Ir Wagner Sandoval Barbosa, Grão Mestre Adjunto, a Loja Delta de Ingleses, filha da Loja Delta do Norte e, Moto Clube Bodes do Asfalto, pela presença constante nas sessões.
 
          Inesquecível e marcante foi a criação da “Caixa Delta”, idealizada pelo então Venerável Ir Charles Fabiano Machado. A Caixa Delta é uma verdadeira viagem no tempo, pois nela foram armazenadas mensagens de todos os irmãos presentes nessa Sessão comemorativa e, que tem como data de abertura e leitura das mensagens o dia 06/11/2019, data em que será comemorado 20 anos de fundação da Loja.

          No decorrer dessa pequena caminhada, muitos irmãos foram iniciados, filiados e regularizados, mas somente aqueles que realmente tem o espírito maçônico e a vontade de conviver entre irmãos permaneceram unidos, mesmo diante das várias dificuldades que surgiram no decorrer dos anos.
          
       
          Essa é a história da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Delta do Norte, a qual foi escrita mediante a coleta de depoimentos de irmãos que ajudaram em sua fundação.
          
          "Só não tem história, aquele que não tem passado !"
 
          Que nossa Loja prospere !!!


          Aos quinze dias do mês de junho de dois mil e treze da E.'.V.'.



 
          Ir Charles Fabiano Machado
          Mestre Instalado – CIM 229.536
          Venerável Mestre 2009/2010
 
 
 
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual